Curriculo


auto_retrato_na_av._paulista_junho_2016_recorte_para_web.JPG

Claudio Castelo

Claudio Castelo Filho


Claudio Castelo Filho (assina Claudio Castelo), nascido em 1959, residente em São Paulo, freqüentou a escola de artes plásticas de Yeda G. de Carvalho dos 12 aos 14 anos. Posteriormente, freqüentou as aulas de modelo vivo de Gregório Gruber na Pinacoteca do Estado de SP., na década de 70. Aos 17 anos teve aulas de modelo vivo com Walter Lewy na antiga Escola Documenta de SP. Obteve a primeira colocação no vestibular para Artes Plásticas em 1976/77, na Escola de Comunicações e Artes da USP, transferindo-se depois para o curso de Cinema da mesma instituição.
Entre 1978 e 1979 passou um ano na Europa. De retorno ao Brasil, iniciou sua formação como psicólogo no Instituto de Psicologia da USP, graduando-se em 1984.
Em 1987 iniciou sua formação de Psicanalista na Sociedade Brasileira de Psicanálise de SP., tornando-se oficialmente Psicanalista, Membro Associado da Sociedade e da International Psychoanalytical Association – IPA – em 1994.
Em 1997 passou a Membro Efetivo e Professor do Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Desde 2003 é Analista Didata da SBPSP. Foi professor do Curso de Especialização em Psicologia da Infância do Setor de Saúde Mental do Depto. de Pediatria da Escola Paulista de Medicina / UNIFESP (desde 1991) e foi professor do Curso de Pós Graduação Lato Sensu do Centro de Psicanálise da Universidade São Marcos de SP. É supervisor convidado do CEARAS do Instituto Oscar Freire da Faculdade de Medicina da USP. É professor convidado do curso de pós-graduação stricto sensu do Instituto de Psicologia da USP. Tem vários trabalhos apresentados em reuniões científicas, congressos, conferências e publicados em jornais e revistas científicas de psicologia e de psicanálise do Brasil e do exterior. É Mestre em Psicologia Clínica pela PUC de São Paulo, Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e Livre Docente em Psicologia Clínica pela USP. É autor do livro O Processo Criativo: transformação e ruptura editado pela Casa do Psicólogo (SP) em 2004 e de diversos capítulos de livros da área, dois deles na Itália.
Sua atividade artística tem se desenvolvido paralelamente à sua atividade como psicanalista clínico e investigador científico. Possui obras em importantes e destacadas coleções no Brasil e no exterior (Chicago, Miami, Londres, Oxford, Los Angeles, Karlsruhe, Brest, Paris, Nantes, Bermudas, etc.).
Suas obras já apareceram em matérias de revistas como Caras, Espaço D, Casa Claudia, Viver Bem, Joy, Go Where SP?, Galeria em Tela, Isto É, Veja São Paulo, Arte & Informação, Já (revista dominical do Diário Popular de SP), Vogue (Alemanha), entre outras, e em artigos dos jornais O Estado de São Paulo, Gazeta de Pinheiros, de São Paulo, e Zero Hora, Gazeta Mercantil, Jornal do Comércio, Correio do Povo de Porto Alegre.
Artista catalogado no “Artes Plásticas Brasil” de Maria Alice e Júlio Louzada, vols. 10, 11, 12 e 13.







Exposições, Salões e Publicações


2016. (maio/junho) Exposição aberta com conferência que proferiu sobre o "Feminino" na Lita Mortari em São Paulo, SP.

2015. (abril/maio) Exposição Individual na AASP - Associação dos Advogados de São Paulo. São Paulo, SP.

2014. (novembro) Exposição Coletiva de inauguração da Livraria Cultura do Conjunto Nacional em São Paulo, SP.

2014. (setembro) Exposição Individual no Salão dos Passos Perdidos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

2014. (janeiro) Exposição Individual Galeria da Livraria Cultura do Shopping Center Iguatemi de São Paulo - São Paulo

2013. (novembro) Exposição Individual no Espaço Cultural Elizabeth Nasser de Uberlândia - Minas Gerais

2012. (outubro) Participa da Affordable Art Fair, levado pela West Two Gallery, em Battersea, Londres, UK.

2012. (junho) Participa da Bloomsbury Art Fair, levado pela West Two Gallery, em Londres, Reino Unido.

2012. (maio) Claudio Castelo and Mariano Molina at the Sarah Wiseman Gallery, em Oxford, Reino Unido em colaboração com a West Two Gallery de Londres.

2011. (outubro/novembro) Exposição coletiva de Claudio Castelo e Tina Salvasen e outros no WTG Autumn Show apresentado pela The West Two Gallery na La Galleria Pall Mall de Londres, Reino Unido

2007 – 2008. (dezembro a março) Exposição individual organizada pelo escritório de Arte de Rejane Tacchi no Restaurante Pepper de São Paulo.

2006. Novembro: Lançamento do livro “10 Artistas do Brasil” com textos de Enock Sacramento, organizado por Luís Caribe, e patrocinado pelo BNP-Paribas, em que participa com a reprodução de 10 telas.

2006. Novembro/Dezembro: Exposição coletiva 10 Artistas do Brasil concomitante e conseguinte ao lançamento do livro de mesmo nome no Espaço Lest Terrasses da sede do BNP-Paribas de São Paulo.

2006 – Junho: tem uma pintura sua ilustrando toda a superfície da capa da Revista Brasileira de Psiquiatria.

2006 – Ilustrações do livro “Casamento Prêt-à-Porter” de Alba Noschese.

2004 – Exposição Individual no Espaço Les Terrasses da sede do BNP-Paribas de São Paulo, situada à Av. Juscelino Kubistschek, 510, São Paulo, S.P.

2003/2004 – Participa da Coletiva “Artes e Artistas” no Museu de Arte de São Paulo (MASP), sede do Centro (Galeria Prestes Maia), de 18 de novembro de 2003 a 15 de janeiro de 2004.

2002 – Participa do Internationaller Kunst Markt de Dresden, Alemanha, levado pela Off-Gallery Jill Ewert de Karlsruhe, em abril.

2002 – Exposição Individual na Sede da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, em junho.

2002 – Artista convidado com 11 (onze) obras (acrílica sobre tela) para a mostra “Crossing” de inauguração da OffGallery Jill Ewert, de 08 de março a 04 de abril, em Karlsruhe, Alemanha.

2001 – Exposição Individual “Queens and Music Lovers” de 29 de setembro a 25 de outubro, no Wigmore Hall – Londres, Inglaterra.

2001 – Convidado a participar com um trabalho do leilão de pratos pintados por artistas para a Associação de Amigos do Museus Lasar Segall. Leilão em 25 de setembro no restaurante “Trio”.

2000 – Participa do Livro/Catálogo “Galeria de Arte – A Hebraica: 1997, 1998, 1999” – São Paulo, S.P.

2000 – Participa com onze obras do Livro Catálogo OffGallery Primavera 2000 – Arte Brasileira Contemporânea – Júlio Louzada Publicações, São Paulo, SP.

2000 – Participa com dez obras do Livro Catálogo OffGallery Smiles – Arte Brasileira Contemporânea – Júlio Louzada Publicações, São Paulo, SP.

2000 – Obra “Brisa” utilizada na Campanha “SINTA-SE BEM COM MOLICO” da McCann-Erikson/Nestlé, com 40.000 postais impressos e 50.000 encartes na revista ARTE E INFORMAÇÃO de agosto – São Paulo, SP.

2000 – Exposição Individual no Restaurante Kabuki – São Paulo, SP.

2000 – Exposição Individual na Galeria Arte&Fato – Porto Alegre, RS.

2000 – Exposição Individual - Salão de Exposições da Biblioteca Municipal Alceu de Amoroso Lima – São Paulo, S.P.

1999 – Participa com dez obras do Livro Catálogo VI OffGallery – Arte Brasileira Contemporânea – Júlio Louzada Publicações, São Paulo, SP.

1999 – Obra usada para ilustrar matéria da revista VIP – EXAME – Editora Abril – São Paulo, S.P.

1999 – Exposição Individual na SESC Galeria, São Paulo, S.P.

1999 – Exposição Coletiva do Acervo de Arte de A Hebraica, São Paulo, S.P.

1999 – Exposição Coletiva “Mostra Ano 2000/Brindar com Arte” – Meta 29 Espaço Arte – São Paulo, S.P.

1999 – Exposição Coletiva “Arte Brasília – Fim de século” – Galeria da LBV – Brasília, DF.

1998 – Participa com quatorze obras do Livro Catálogo V OffGallery- Arte Brasileira Contemporânea – Júlio Louzada Publicações, São Paulo.

1998 – Participa com dez obras do Livro Catálogo IV OffGallery – Arte Brasileira Contemporânea – Júlio Louzada Publicações, São Paulo.

1998 – Obras publicadas nas revistas ELLE /junho – PLAYBOY /outubro – Editora Abril – 6 telas, incluindo uma página dupla para uma ficção – São Paulo.

1998 – Obra usada para ilustrar o livro de poesias “Ri Melhor Quem Ri Primeiro” da Cia. das Letras.

1998 – Obra publicada na revista GO WHERE? – número 13 – Editora United – São Paulo, S.P.

1998 – Exposição no “Primeiro Concurso de Artes Plásticas Open Studio – Artistas em Movimento”- União Cultural Brasil- Estados Unidos, São Paulo, S.P.
1998 – Exposição Individual na Galeria de Arte da Hebraica, São Paulo, S.P.

1998 – Exposição Coletiva na galeria Bahiart de Londrina, Paraná.

1997 – V Prêmio Michelangelo – Exposição Coletiva de trabalhos selecionados no Centro Cultural São Paulo – São Paulo, S.P.

1997 – Obras publicadas na revista VOGUE números 239-A e 240 e GQ de novembro – Carta Editorial.

1997 – Exposição Individual de Pinturas no Espaço Cultural do Esporte Clube Pinheiros – São Paulo, S.P.

1997 – Exposição Individual – Espaço Cultural do Banco Central do Brasil – São Paulo, S.P.

1997 – Exposição Coletiva organizada pelo Núcleo de Psicanálise de Marília – Marília, São Paulo.

1985 – Prêmio Chandon de Arte – Exposição Coletiva de trabalhos selecionados no Museu da Imagem e do som – MIS – São Paulo, S.P.

1984 – Medalha de Bronze – Concurso Universitário de Artes Plásticas da Faculdade e Conservatório Marcelo Tupinambá, Exposição Coletiva de Premiados, São Paulo.

1984 – Exposição Individual no Espaço cultural OFF – São Paulo, S.P.

1983 – Prêmio Pirelli de Pintura Jovem – participação na Exposição de pinturas finalistas no Museu de Arte de São Paulo – MASP – São Paulo, S.P.

1982 – Exposição Individual de Pinturas na Art Jeune, Galeria de Arte da Aliança Francesa, São Paulo, S.P.


Atelier
São Paulo, Capital





Compartilhe